terça-feira, 22 de novembro de 2011

Denúncia: Falta de ética no Estado

A presente denúncia é em relação a falta de igualdade de tratamento que o Estado tem para com as empresas.  É importante frisar que as instituições estatais perdem totalmente a credibilidade quando dão tratamento especial a certas indústrias. Não é justo que algumas empresas sejam punidas enquanto outras desfrutem de proteção e facilidades. Sabemos que as leis estão em constante reforma, pois a legislação deve ajustar-se às necessidades contemporâneas, mas como podemos acreditar no sistema jurídico se ele se cala perante gritantes injustiças?

A indústria do tabaco vem recebendo nas últimas décadas um tratamento draconiano: fotos tenebrosas estampadas nos pacotes de cigarros; proibição da veiculação de propaganda em certos horários; avisos obrigatórios nas propagandas, das consequências negativas do uso do produto. O último golpe contra a indústria foi o alargamento da proibição de fumar em locais fechados.

Outra indústria sob pressão acirrada é a do álcool: limitação das propagandas, veiculação de avisos das consequências do uso, legislação tolerância zero em relação à porcentagem de álcool no sangue dos condutores, um extremismo quando comparamos com a legislação de países europeus, que permitem porcentagens relativamente altas. A última cartada do governo brasileiro foi tornar ainda mais rigorosa a punição para aqueles que bebem e teimam em dirigir.

Alguém já se perguntou qual a primeira causa mortis da população brasileira? Seguem as principais causas, segundo o ministério da saúde, publicado em 2008 pelo jornal Estadão:



Vejamos portanto, caro leitor, que o tabaco e o álcool, nem de longe são os principais vilões assassinos da população brasileira. Há outras indústrias muito mais mortíferas: a da carne, a automobilistica e sim, a do açúcar.


Porque não é alardeado aos quatro cantos do Brasil, o que as pesquisas científicas em todo o mundo comprovam? A principal causa de câncer, doenças cardíacas e derrame é a ingestão de carne!


Acidentes automobilísticos, matam mais do que o álcool e o tabaco juntos. Ou seja, a chance de morte (ou acidentes que deixam sequelas) é grande para os usuários de automóvel.

O açúcar, produto comprovadamente tão viciante quanto a heroína, é adicionado à uma série de produtos infantis. O Estado fecha os olhos para os danos à saúde das crianças, porque razão? É sabido que o açúcar, a médio e longo prazo, provoca uma série de problemas gravíssimos à saúde. A obesidade por exemplo, já tratada como epidemia, tem como fator causador o açúcar.

Porque a indústria da carne, que é responsável por muito mais mortes do que as indústrias do tabaco e álcool juntas, não sofre as mesmas sanções? Porque não tornar lei a obrigatoriedade de fotos de pessoas com câncer nas embalagens de produtos como a salsicha e lingüiça, por exemplo? Porque o governo não proibe, assim como fez com a indústria do tabaco, as propagandas de produtos da carne em certos horários? Além de não associar consequências danosas à saúde aos seus produtos, a indútria da carne faz outra coisa gravíssima: propagandas na televisão fazendo uso de desenhos animados! Você já imaginou uma propaganda com desenhos animados fumando? Pois é, impensável não é? Não queremos que nossas crianças fumem, agora, permitir que elas ingiram grandes quantidades de açúcar e carne, não tem problema?

Onde está a ética e a justiça das instituições estatais? Se impõem legislação draconiana à certas indústrias porque faz vista grossa à outras que são muito mais letais? Será que a indústria farmaceutica, tão rentável, que tanto se benificia da cena atual, tem algum interesse que a legislação mude? Perguntas que nossos deputados tem o dever de responder.

Para corrigir injustiças, deixo aqui a minha sugestão de obrigatoriedade nas propagandas na tevê e nas embalagens dos produtos:

- carros: "O ministério da saúde adverte: utilizar automóvel é perigoso, é a segunda causa mortis de mulheres no Brasil".

- carnes: "O ministério da saúde adverte: comer carne causa doenças cardíacas, derrame, câncer e pode levar a morte".

- produtos com açúcar: "O ministério da saúde adverte: o açúcar é altamente viciante, seu consumo é extremamente danoso à saúde, pode causar doenças graves e levar à morte".

Seria mais ético se o Estado tratasse com igualdade qualquer indústria responsável por mortes, isso é ponto pacífico. Ou que corrija a injustiça e pare de perseguir somente duas indústrias, que nem são as mais mortíferas.





1 comentário: