sexta-feira, 21 de junho de 2013

Há risco de golpe?

Em qualquer país onde a educação e o senso crítico forem frágeis e a massa for facilmente manipulável, sempre haverá risco de golpes.

Grande parte da população foi acostumada a formar sua opinião sobre a realidade levando em conta as informações tendenciosas e parciais que a grande mídia oferece.
É preciso lembrar que a grande mídia ainda visa o lucro de pequenos grupos e não o bem coletivo. Ela jamais irá defender algo que põe em xeque sua própria existência. Tudo que esses conglomerados puderem fazer para manterem seu poder farão.

Nesse contexto tenso, de emoções exaltadas, onde protestos espontâneos se multiplicam é extremamente importante focalizarmos no básico, naquilo que é fundamental:
  1. O direito à expressão e à manifestação é de TODOS, independentemente do viés religioso ou ideológico. Calar alguém usando a força não permitirá que a democracia se estabeleça de fato. Portanto, defenda o direito de todos se expressarem!
  2.  Demonstre publicamente que não é aceitável que a grande mídia interprete tendenciosamente as manifestações.
  3. Jamais aceite truculência estatal como resposta às demandas populares justas.
  4. Concentre-se nas causas objetivas e centrais. Nada adianta o impeachment deste ou daquele governante, se seus salários continuarem os mesmos, se suas regalias e privilégios continuarem em detrimento da população. As estruturas precisam ser reformuladas.
  5. Mantenha-se participativo e atuante. Quem cala consente.
Parece ponto pacífico que todos queremos saúde, educação e segurança pública de qualidade. Todos queremos mais poder de influência nas decisões políticas e queremos mais transparência nos gastos públicos. Mantenhamos sensatez e foco.

Obstáculos à Democracia

Agora que a população está mobilizada, é possível que diversos grupos de interesse tentem ser oportunistas. Políticos tentarão tirar proveito. Milícias poderão tentar amedrontar. Até interesses internacionais na desestabilização do país podem existir.

Todas essas forças são de fato a política acontecendo. As disputas pelo poder.

A internet permite que a população troque informações, publique seus relatos, denúncias e análises, sem a dependência do tendencioso viés da grande mídia. A internet é obviamente um obstáculo para o poder estabelecido. Há, portanto, chances de que tentem de alguma forma bloqueá-la ou controla-la. Não aceite nenhuma tentativa disso. Defenda sua liberdade na internet.

Se um golpe for acontecer, o que decide seu estabelecimento é a aceitação popular. Por isso que é tão imprescindível que defendamos os valores democráticos e redobremos o esforço pela manutenção da sensatez no debate público. 

Parece que o momento exige participação política como nunca houve em nossa história. Sabemos que é enorme a parcela da população que sofre com a opressão e descaso, assim como é grande a parcela da população que nunca se moveu para mudar essa realidade.

Agora é hora de aprendemos a debater com respeito, para construir um país mais humano e igualitário. Esse processo será sem dúvida muito trabalhoso, mas não precisa ser tão doloroso como previu a poesia do sambista Wilson das Neves. Depende de nós!

“No dia em que o morro descer e não for carnaval
não vai nem dar tempo de ter o ensaio geral
e cada uma ala da escola será uma quadrilha
a evolução já vai ser de guerrilha
e a alegoria um tremendo arsenal
o tema do enredo vai ser a cidade partida
no dia em que o couro comer na avenida
se o morro descer e não for carnaval”.

Sem comentários:

Enviar um comentário