domingo, 16 de junho de 2013

Como ser não-violento diante de uma polícia tão estúpida?

Deve ser muito difícil para os que foram injusta e brutalmente agredidos pela PM de São Paulo, não pensarem em vingança, em não pensarem em se armar para se vingar à altura. Principalmente hoje em dia, que é tão fácil imprimir uma arma com impressora 3D.

Em todas as culturas pelo mundo, as pessoas se solidarizam quando veem injustiça. Os mais fracos se unem contra os mais fortes e, como mostra a história. Se arriscam pelo simples fato de quererem defender os injustiçados e oprimidos.

Diversas organizações internacionais já recomendaram a extinção da polícia militar paulista, filha da ditadura, que não consegue resolver o problema da criminalidade, com a qual, aliás, está muitas vezes envolvida.

Numa rápida enquete no meu facebook, o sentimento que a PM mais evoca nas pessoas é pena, em segundo lugar, vergonha. Sentimentos nada positivos para uma instituição que devia inspirar respeito, admiração, ou algo do gênero.

Mas o que Lennon falava faz mesmo todo o sentido. Recorrer à violência é mesmo o recurso do inapto, recurso do incapaz. A população é, sem dúvida, muito mais solidária, educada e inteligente do que a polícia. Portanto, não podemos mesmo nos rebaixar a tal ponto.
Não é só no Brasil que o autoritarismo emerge.

Com inteligência podemos criar estratégias. É a estratégia que vence a força bruta. É assim na natureza, senão, o homem já nem existiria mais na face da Terra.

O que é fundamental para nós, cidadãos de bem, é mantermos nossa integridade. A ética deve ser nossa bandeira.  Mantermos o foco na inteligência e no bom-humor, mantém nossa superioridade intelectual e moral e resulta, cada vez mais, em vergonha e pena para os que só conseguem recorrer à violência.  
O que é igualmente fundamental é união. Com organização somos muito mais fortes.

Não posso deixar de citar também o papel fundamental que o yoga tem para ajudar a nos mantermos equânimes. As emoções exaltadas diminuem nossa capacidade de raciocínio e ação. O yoga pode ajudar a manter o equilíbrio emocional. A respiração profunda e a meditação são ferramentas importantíssimas para que cultivemos lucidez, mesmo perante a animalidade policial.

É hora de não perdermos o foco com explosões emocionais. É importantíssimo que se exija redução do salário dos políticos, aumento do salário mínimo e porque não, que se exija, de uma vez por todas, uma polícia minimamente decente.

Protestar não é nada confortável. É preciso lembrar que as pessoas só enfrentam o desconforto da manifestação, porque a situação está mesmo insuportável.

Então é esse o recado: não-violência, estratégia, organização e inteligência Brasil!

Por fim, uma sugestão aos policiais que estão com VERGONHA da instituição que fazem parte. Peçam baixa e saiam! Façam um associação de ex-policiais e criem um canal no youtube onde contam a sua história.



Sem comentários:

Enviar um comentário