quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A estreita conexão entre o Pinheirinho e o caos em Salvador


Para quem não sabe, tenho um canal no youtube onde posto diferentes videos: sobre yoga, qualidade de vida e costumo também, fazer reflexões sobre temas atuais que considero revelantes. Um dos últimos videos que fiz foi sobre o caso Pinheirinho que gerou certa polêmica e recebeu comentários extremistas. No presente texto, gostaria de comentar sobre sobre duas coisas: o video referido e sobre o caos em Salvador. Se quiser assisti-lo clique aqui.

Primeiro vamos ao video. Minha reflexão sobre o ocorrido no pinheirinho focalizava justamente a carência do cumprimento dos Direitos Humanos no Brasil e sobre o preocupante apoio popular às políticas de tendência fascista. No video, inclusive alerto para o perigo crescente do retorno ao fascismo em diversas partes do mundo. Em muitos lugares na Europa vemos nos últimos tempos repressão violenta contra manifestantes pacíficos e novas leis que atentam contra os DH, como uma recente na França que autoriza a detenção de mendigos. A medida causou inflamado debate nacional. A extrema direita preocupa na Europa.

Evitei discutir sobre propriedade privada no video e me concentrei no tratamento desumano que o brasileiro sofre.

Resultado: de todos videos que fiz esse foi até agora o que recebeu mais negativos e uma série de comentários extremistas.

Meu objetivo enquanto cidadão era tentar contribuir para solucionarmos um gravíssimo problema no Brasil: a violência.

Nos países asiáticos, como na Índia, a violência não tem ligação direta com a miséria, mas, no mundo ocidental violência e miséria são como unha e carne.

É triste ver a quantidade de gente que ainda  apoia a violência. Quando observamos a história vemos que isso nunca resultou em boa coisa.

Na Europa a implementação dos direitos humanos e a garantia das necessidades básicas, moradia, alimento, água, educação e etc. fez desaparecer a miséria e por consequência fez desaparecer a criminalidade violenta. Em países como Holanda, Portugal, Espanha entre tantos outros, a opinião pública exige dos governantes, ajuda para aqueles que estão no desespero da miséria. Pois nessa situação o ser humano se torna perigoso e capaz de barbárie.

No Brasil a percepção da ligação entre miséria e violência parece não ser óbvia para grande massa. Esperam que, como os passivos indianos, o povo na miséria aceite e aguente tudo sem perderem o controle. Detalhe, os brasileiros são bem diferentes dos indianos. Tanto, que podemos constatar essa realidade com o segundo tópico do meu comentário de hoje. O caos na Bahia.

Vejamos que a polícia, assim como muitos outros trabalhadores brasileiros, não tem salário que lhes permite vida digna. No auge do desespero decidem pela greve que desencadeia no povo arrastões e outras barbáries. Na descrição do video, há um link sobre o fato. E então alguns perguntam: o povo brasileiro é criminoso? Eu diria que não, pois são as circunstâncias e os contextos que levam os indivíduos para determinados comportamentos.

Pensemos: Se o povo tivesse educação, saúde a as necessidades básicas garantidas, tenderiam para a barbárie? Será que não é ponto pacífico que enquanto não cuidarmos daqueles em situação de miséria teremos pessoas desesperadas e violentas?

Essa semana na França, uma atriz famosa, perdeu tudo e virou moradora de rua. O governo provisóriamente lhe tomou a guarda dos filhos, para evitar que passassem por situações desumanas e a encaminhou para um abrigo emergencial. E nós no Brasil como tratamos as crianças? Como o Estado pode exigir conduta equilibrada daqueles que nunca tiveram nada, nem condições, nem perspectivas?

Alguns comentários do video falavam das vantagens do modelo capitalista. O que pra mim é um total desvario, tendo em conta o colapso econômico e político que EUA e Europa enfrentam. Será que a euforia da copa do mundo, de ser 6ª economia do mundo, está fazendo os brasileiros perderem o bom senso? Eles não tem visto o desemprego nos EUA? Os mais de um milhão e meio de norte-americanos morando nas ruas? Não tem visto o caos na Grécia e o que está acontecendo na Espanha e tantos outros países? O capitalismo liberal morreu, e dá seus últimos espasmos.

O capitalismo de consumo em massa, tem gerado sistematicamente, desigualdade, miséria, crime, destruição do planeta, e tantas outras mazelas psicológicas, como epidemias de ansiedade, estresse, depressão, obesidade, enfim, é um modelo que não tem funcionado. Vemos inclusive a expectativa de vida em alguns países desenvolvidos cair. As pessoas estão morrendo mais cedo por causa desse modelo de organização sócio-econômica tão ineficiente.

Mas para tornarmos frutifera essa reflexão, precisamos de soluções. Minha proposta é simples: Uma cruzada nacional pelos direitos humanos. Todo brasileiro devia exigir que o governo, não importa de que partido seja, cuide das pessoas em situação limite. Essa foi a cura para a violência na Europa do pós-guerra: dar ao povo vida digna e garantir as necessidades básicas. Queremos ou não acabar com a violência no Brasil?

Para evitar que ocorram casos como os do pinheirinho e o caos que ocorre hoje em Salvador, precisamos deixar de lado a antiga tradição tupiniquim de deixar o povo no esgoto. Está na hora de todos exigirem vida digna e direitos básicos à todos. Pois sem isso o ser humano se animaliza. Educação, saúde e condições mínimas para todos!

O Estado deve ser uma instituição que organiza, que garante igualdade, liberdade e fraternidade. Se o Estado só cobra impostos e não oferece nada não é óbvio que o povo fará asneiras?

Se o Estado ofereceu condições de vida e o indivíduo não as aproveita é outra história, agora querer exigir o respeito do povão sem nada lhe oferecer é díficil, não?

Para concluir, eu diria que a questão da miséria no Brasil tem outro ponto marcante: o fim da escravidão. Enquanto nos EUA boa parte do negros recebeu indenizações pelos abusos sofridos, no Brasil, nada. Enquanto o Estado não garantir igualdade de oportunidades e condições, será sempre essa guerra do salve-se quem puder.

Um país tão imenso como Brasil, duas vezes maior que a Índia e com população 6 vezes menor, tem espaço e recursos para que todos saiam da miséria. Basta vontade política e o povo deixar de aplaudir políticas truculentas e desumanas.

Esse texto tem versão em áudio em: #15 - Caos na Bahia, violência e miséria - PODCAST

Sem comentários:

Enviar um comentário